Quem não tem pecado, seja o primeiro a atirar pedra

João 8.3-11

Com o Mestre temos o encontro com nós mesmos! Ele nos confrota com os nossos próprios pecados. Ele nos leva a refletir sobre a nossa própria condição espiritual. É uma reflexão interior e particular, que nos leva a perceber quem somos de fato.

Somos ávidos para apontar os defeitos e falhas alheias, enquanto somos benevolentes e compreensíveis com nós mesmos. Arrajamos todo o tipo de justificativa para os nossos erros. Afinal, por que olhar para nós mesmos, enquanto podemos nos esquecer e olhar para os outros? Achamos mais fácil tirar o argueiro dos olhos alheios do que tirar a trave dos nossos próprios olhos. Assim é o ser humano.

Jesus não nos desculpa, afinal Ele não tem o culpado por inocente. Ele nos perdoa! Mas o perdão é dado para quem de fato se arrepende. E arrependimento não é um pedido de desculpas simplesmente. É uma transformação interior, sincera e verdadeira, que leva o individuo a uma mudança radical de atitude e pensamento com relação ao mal praticado. Essa mudança implica em um novo rumo, uma nova direção na vida e nas ações. É o agir que leva a reparações, quando isso é possível. Sim, porque há mal que torna-se impossível qualquer tipo reparação e neste caso nada mais resta do que simplesmente perdoar e seguir um novo caminho.

O Mestre conhece o nosso coração. Ele sabe o que se passa dentro de cada um. Ninguém O pode enganar! Para Ele não é necessário muitas palavras, Ele entende e sabe quando estamos arrependidos de fato, a mulher adúltera bastou dizer “ninguém, Senhor” e foi o suficiente para receber dEle a resposta, “Nem eu também te condeno”. E o alívio foi imediato!

Há os que preferem viver com a culpa. É a multidão que reconhece que tem pecado mas não se dobra ao Mestre para receber dEle o perdão. É a turba que condena os outros, mas ao ser confrontada, retira-se de cena, com o fardo do pecado e da culpa. É preferível abandonar a cena, retirar-se da presença do Salvador do que render-se a Ele e receber palavras de conforto e alívio. Mas feliz é quem fica, quem permanece diante do Rei dos reis e Senhor dos senhores. Os que ficam são perdoados e aliviados de seus fardos e podem seguir um novo caminho, “vai-te, e não peques mais”.

O que você prefere: ficar diante do Mestre ou retirar-se da presença dEle?

Advertisements

About Auriberto Feitosa

Ministro do Evangelho de Jesus Cristo, ou seja, simplesmente um servo.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Quem não tem pecado, seja o primeiro a atirar pedra

  1. Por que razão o homem foge tanto do confronto com Cristo? Por que preferir guardar e esconder uma doença chamada pecado que tanto corrói o nosso ser? O confronto com Cristo cura, trás perdão e alívio. Só que às vezes (ou muitas vezes), até nós, que já somos crentes em Jesus, tomamos a atitude errada de nos afastar. Quando falhamos naquilo que tanto nos envergonha, precisamos lutar contra um forte desejo de afastamento de convívio com os irmãos e com Deus. Muitas são as ocasiões que pessoas deixam a Ceia do Senhor por causa de um pecado como na verdade Cristo não está excluindo ninguém de sua festa. Só que, quando deixamos a comunhão para ficarmos com o pecado, recusando o tratamento de Deus, atirar a pedra em outros torna-se uma reação à nossa própria atitude errada e que, certamente, não será satisfatória. Logo, o desejo de atirar a pedra em alguém pode ser uma inútil tentativa de esquecer a condição de pecador. Curiosamente nesta passagem de João 8, apenas a mulher tinha sido acusada de adultério, crime que necessita do concurso de outra pessoa. Ora, onde estava o homem adúltero naquela hora? Não sabemos. E o que dizermos dos líderes religiosos que talvez estivessem desejando que aquela situação ocorresse apenas para tentarem apanhar Jesus num deslize que servisse para condená-lo. Contudo, nos dias atuais, sabe-se de muitos casos em que pessoas buscam punir seus “cúmplices” ao invés de passarem pelo confronto. Lembrando a música de Chico Buarque, muitos preferem jogar a pedra na Geni do que assumir sua condição de pecador ou quiçá de cúmplices.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s