A religião pura e imaculada

“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”  (Tiago 1.27).

Vez por outra alguém pergunta: Qual é a religião verdadeira? Ora, há tantas religiões no mundo que as pessoas ficam confusas. Mesmo entre os cristãos há tantas divisões que fica difícil distinguir entre o verdadeiro e o errado.

Tiago não está falando diretamente da religião verdadeira. Ele diz que a religião “pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Temos aqui os parâmetros para a prática de uma religião que agrada a Deus. Pessoalmente tenho certa restrição com a palavra “religião”. De certa forma não discordo de Karl Max quando disse que “a religião é o ópio do povo”, no sentido em que aliena as pessoas da realidade da vida. Mas a religião pura e imaculada não aliena ninguém, muito pelo contrário, faz com que se participe das necessidades da vida, leva a se preocupar com aqueles que sofrem e precisam de ajuda, leva a não se envolver com o mal, com a corrupção deste mundo cruel.

Visitar os órfãos e as viúvas é assitir-lhes em suas necessidades, estender-lhes a mão, confortar-lhes nos momentos de solidão e dificuldades. Isso é apenas um exemplo da preocupação que devemos ter com os que sofrem e ficam desamparados. Não quer dizer que devemos nos restringir somente aos “órfãos e viúvas”, mas a todos os que necessitam de ajuda. “Os pobres sempre teremos conosco”, disse o Mestre. No meio evangélico é comum se dizer que devemos nos preocupar primeiramente com os “domésticos da fé”, ou seja, com os que são evangélicos também, no sentido de que irmão ajuda irmão . Entretanto, o texto que é usado faz uma alusão a fazer o bem a “TODOS” indistintamente, sem se esquecer dos irmãos (Gálatas 6.10). Parece que hoje, isso foi completamente esquecido na prática da religião evangélica. Os crentes estão mais preocupados em serem vitoriosos, vencedores, campeões de Jeová e prósperos financeiramente do que se preocuparem com os que sofrem e são menos favorecidos da sociedade.

Telepregadores, “apóstolos” (apóstolos?), bispos, pastores, missionários e tantos outros investem fortunas em compras de aviões, mansões, redes de televisão e rádio, bancos, bolsas de valores, construção de mega templos, do que em ajudar os menos favorecidos da nossa sociedade. E quantos pobres e necessitados temos no Brasil e em tantos outros lugares do mundo? O que está sendo feito pelos crentes para ajudar essas pessoas? O que acontecerá quando Jesus voltar e disser: “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes”? (Mateus 25.42,43). O que está acontecendo conosco? Qual é a nossa prioridade no Reino de Deus? Os apóstolos e cristãos primitivos evangelizaram o mundo de sua época sem dinheiro algum! E o dinheiro que arrecadavam era para ajudar os necessitados (Atos 6.1; 1 Co 16.1-3). Cadê a contribuição dos crentes para os desabrigados do Haiti, para os desamparados do Rio de Janeiro, para os pobres da África e da América Latina? Está nos aviões particulares, nos canais de televisão, nos mega templos, nos shows gospels e em tantos outros lugares, menos onde de fato deveria está. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Pelo menos vamos esperar que a segunda parte do versículo seja cumprida: “guardar-se da corrupção do mundo”, mas fica difícil pois os crentes de hoje querem “ganhar o mundo” literalmente, ou seja, viverem REGALADAMENTE no mundo, afinal, são “príncipes”, “filhos do Rei” e foram chamados para “reinar”… Chega!

MARANATA!

Advertisements

About Auriberto Feitosa

Ministro do Evangelho de Jesus Cristo, ou seja, simplesmente um servo.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 Responses to A religião pura e imaculada

  1. Auriberto,obrigado pela visita e comentário no Sola Scriptura,é bom saber que ainda existe gente séria e que preserva a ortodoxia bíblica em nosso meio.Deus o abençoe.

  2. Neo says:

    Parabéns pelo Blogg, eu queria que todos fossem inteligentes como vc e percebessem qual é a verdadeira religião, conselho caso vc ainda não conheça, pesquise sobre o Irmão Rubens do Canal do Youtube verdadeoculta e dos DVDs Prepare-se, conheça a verdade dobre o natal e pascoa e tudo sobre a NOVA ORDEM MUNDIAL, é um conselho agora a escolha é com vc!!!! e Veja o DVD Apocalipse de Forma Simples, abraços!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s